Rio Grande do Sul-RS


O estado tem como limites Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste.As cidades mais populosas são a capital Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas, Canoas e Santa Maria. O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do país, conta com o quarto maior PIB,superado apenas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais,o quinto mais populoso e o quinto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais elevado.
O estado foi palco da mais longa guerra civil do país,a Guerra dos Farrapos.Sua população é em grande parte formada por descendentes de portugueses, alemães, italianos, africanos e indígenas.Em pequena parte por espanhóis, poloneses e franceses, dentre outros imigrantes. Na Serra Gaúcha e a região rural da metade sul, ainda é possível ouvir dialetos da língua italiana (talian) e do alemão (Hunsrückisch, Plattdeutsch).
Esse estado brasileiro originalmente teve sua economia baseada na pecuária bovina que se instalou no Sul do Brasil durante o século XVII com as missões jesuíticas na América, e posteriormente expandiu-se aos setores comercial e industrial, especialmente na metade norte do Estado. 
Veja imagens do estado do Rio Grande do Sul.
Opine em nossa página no Facebook.